Homem e mulher como Deus criou!


No sexto dia Deus fecha sua criação com chave de ouro, criando homem e mulher à sua semelhança. Primeiro o homem, do pó da terra, o qual chamou Adão. E o interessante é que a única coisa que Deus não considerou boa foi o fato de o homem estar só (Gênesis 2:18). Então Deus, em toda sua sabedoria e bondade criou a mulher. Fez Adão adormecer e fez a mulher a partir de sua costela, carne da mesma carne. Homem e mulher foram criados pelo mesmo Deus, com a mesma imagem do criador. Isso significa que somos a mais bela arte do criador, pois Ele colocou sua própria imagem em nós. Despejou todo seu talento e criatividade ao ponto de repartir conosco alguns de seus atributos.

Deus nos criou diferente dos animais. Deus decidiu transbordar do seu ser na criação através do homem e da mulher. Esse é o significado de sermos criados a imagem de Deus. Possuímos qualidades especiais que fluem de Deus. Somos seres racionais. Temos sabedoria e senso de justiça. Somos criativos como o criador, capazes de inventar e fazer algo novo. Somos a parte da criação com maior potencial para glorificar o Deus criador, pois compartilhamos de características semelhantes as dEle. Homens e mulheres possuem esse privilégio de representar alguns atributos de Deus aqui na terra. Todos somos importantes da mesma maneira para Deus. Mesmo de diferentes jeitos e com diferentes personalidades, homens e mulheres tem o mesmo potencial para refletir a glória de Deus, mas isso não significa que  foram criados para exercerem os mesmos papéis.

Precisamos olhar para o exemplo da trindade quando o assunto é homem e mulher. Da mesma maneira que Pai, Filho e Espírito Santo são iguais em existência e importância, homens e mulheres também são. O que não podemos esquecer é que na trindade existe uma hierarquia e funções diferentes. Deus Pai é a autoridade máxima sobre o Filho e o Espírito. Na criação, por exemplo, O Pai fala e cria todas as coisas, que são realizadas mediante o Filho e tudo é sustentado pela presença do Espírito. Existe uma ordem na trindade. Existem papéis diferentes, exercidos por pessoas diferentes. No nosso caso, vemos claramente o homem como o cabeça sobre a criação, inclusive sobre a mulher. Deus criou adão primeiro e ordenou que ele cultivasse e guardasse o jardim (Gênesis 2:15). Eva foi criada depois, para ser uma auxiliadora. Como Paulo fala, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher sim, foi criada por causa do homem (1 Coríntios 11:9). Adão tinha autoridade sobre os animais e lhes deu nomes, assim também como o próprio Adão deu nome à mulher (Gênesis 2:23). Da mesma forma, após a queda, mesmo Eva tendo pecado primeiro, Deus fala primeiro com Adão como responsável por aqueles atos. Não que a mulher seja inferior ou deva ser tratada como os animais, mas Deus criou o homem e o considera como o cabeça da família, aquele que tem a responsabilidade e será cobrado pelo criador.

Falando em homem e mulher, quando vemos essa parte da criação em Gênesis 1 e 2, percebemos a idéia de Deus para o casamento e o sexo. É muito simples! Deus criou um homem e depois uma mulher. Percebem? Deus não criou dois ou três homens e depois apenas uma mulher para eles. Deus também não criou um homem e depois duas ou três mulheres para ele. Nem muito menos Deus criou um homem para outros homem e uma mulher para outra mulher. Deus criou UM homem para UMA mulher e vice-versa. Nada fica mais claro do que isso na criação da humanidade. Essa é a equação que glorifica a Deus: 1 homem + 1 Mulher = 1.

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. Gênesis 2:24

Essa é a vontade de Deus! O casamento é uma comunhão tão intensa entre o homem e a mulher ao ponto dos dois serem considerados, por Deus, “uma só carne”. Comunhão, essa, que é selada com o maior ato de amor e união entre o casal: o sexo! Deus criou o sexo como uma marca para identificar aqueles que são “uma só carne”. Deus colocou o melhor prazer possível nesse ato para que homem e mulher, casados, desfrutem um do outro em amor. Sexo fora do casamento é prostituição! É pecado! Você não pode ser “uma só carne” com quantas pessoas quiser.

Deus assim nos criou e precisamos respeitar sua boa e soberana vontade. Deus é rico em sabedoria e sabe o que faz. A criação é naturalmente monogâmica e heterossexual. Tendo o homem como o cabeça sobre a mulher e tudo isso para a glória de Deus. Não devemos questionar o criador em nada, somos apenas criaturas com um único objetivo, viver para a glória do Deus criador. Isso significa vivermos de acordo com tudo o que ele criou. Não somos como Deus, para inventarmos, tirarmos, ou acrescentarmos algo em sua perfeita criação.

Soli deo Gloria

Pedro Pamplona

About these ads

8 comentários sobre “Homem e mulher como Deus criou!

  1. E Deus criou o homem e a mulher! … No sétimo dia descansou!
    Então, depois de sua obra criada, Deus ainda criou Eva, formando-a
    de uma costela de Adão!

    Então, quem era a mulher que Deus criou quando criou Adão?
    Explique isso. Não enrole.

  2. Caro, tanto a sua explicação como a de muitas autoridades religiosas, como a de padres e pastores, por exemplo, estão erradas em uma determinada parte. Deus não criou a mulher para o homem ser o cabeça dela e ter um posto acima dela na hierarquia, não criou a mulher para ser submissa ao homem, o apóstolo Paulo está errado e além disso fala na bíblia que ele tinha um espinho na carne. No início da bíblia está bem claro que a mulher tinha tanto poder e responsabilidades quanto o homem, antes do pecado a hierarquia dos dois era a mesma, porém o homem passou a ser o cabeça da mulher após o pecado, onde Deus a condenou sendo submissa ao marido e fazendo com que ele a governasse e além disso multiplicou as dores do parto, o que tudo isso indica que o homem não nasceu para mandar na mulher, esse papel de submissão foi dado a ela como punição por ter cometido o grave pecado e NÃO pq Deus quiz assim quando a criou.

    1. Discordo cara, se você tem certeza disso, me mostre na Bíblia.

      “Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem, além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.”
      1 Conríntios 11:8-9

    2. No novo testamento é claro que assim como Cristo é o cabeça da igreja, o homem é o cabeça da mulher, o líder da casa, da família. Mulher ser submissa não é o que muitos distorcendo dizem por aí, como o homem sendo machista, autoritário, que trata mal. Quando a mulher entende o seu papel na família, ela é coroada de honra e glória diante de Deus, chamada de mulher virtuosa. Da mesma forma o homem, quando entende e cuida de sua mulher como um vaso mais frágil. O que uma mulher prefere, o homem abrir a porta do carro, ou abrir a porta para o homem? A mulher trocar o pneu do carro ou deixar ao homem esta tarefa? Esta é a submissão, a mulher deixar o homem ser cavalheiro. Isso não significa que a mulher não possa ser empresária, comerciante, ter um bom emprego e estudo.
      E o que jesus disse? Aquele que quiser ser o maior, seja o menor de todos e servo de todos. O homem que entende isso, sabe que para formar uma família, tem que ter humildade.

      Provérbios Cap 31 vers 10 – 31

  3. Mas para compensar e dar dignidade para a mulher igual ao homem, ele fez com que todos os outros homens nascessem da mulher, portanto da mesma forma que a mulher deve o respeito ao homem pois originou-se dele, o homem também deve respeito a ela, pois a partir do segundo homem todos foram formados e alimentados no ventre de uma mulher. O homem é nascido da mulher e a mulher também, portanto todos são iguais pois nascem do mesmo ventre, se elas tivessem nascido para serem submissas de verdade, as crianças seriam formadas e geradas em outro lugar. Quem citou 1 Conríntios 11:8-9 foi um homem, não foi Deus que falou isso, mas Ele permitiu que isso esteja na bíblia, para que se cumpra o “castigo” da mulher por causa do pecado (ser obediente e governada pelo marido). Se não fosse o pecado não haveria essa hierarquia, pq Deus é justo, a mulher originou-se do homem, mas os homens são gerados e concebidos por ela.

  4. Ah, a parte da bíblia que deixa claro que a mulher não nasceu para ser submissa ao homem, mas que passou a ser apenas por causa do pecado é Gênesis 3: 16. E se continuar a ler, verá que Adão escolheu o nome da Eva após o pecado e não antes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s